Objetivos do projeto:
* Formar leitores críticos com o olhar direcionado para a leitura do mundo tecnologizado e aberto a conhecer e a suscitar um pensamento crítico e criativo em relação às leituras realizadas.

* Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

* Promover a leitura e produção de textos diversificados.

* Identificar aspectos relevantes no texto compondo-os de forma coerente, a partir de textos oriundos de diferentes fontes.

Objetivo Geral:
Considerando a experiência dos cursistas organizamos esse projeto, para viabilizar o aumento do domínio da leitura e da escrita, nas diversas situações do nosso cotidiano e inserindo o computador e a internet como instrumentos de conhecimento, para que os mesmos desenvolvam sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão lingüística e sua capacitação como leitora e co-leitor dos mais variados gêneros textuais representativos de nossa cultura.

Público alvo:
A comunidade escolar: alunos e funcionários.
Elenco de Disciplinas

Nome: Língua Portuguesa

Ementa: Gêneros e tipologias textuais, leitura e produção de textos.
Objetivo Geral:
Familiarizar o cursista com as variedades de tipos e de gêneros de produções textuais, promovendo a criação de produções escritas e orais nos gêneros e tipologias exploradas através das tecnologias da Informação e do Conhecimento (TICs)

Objetivos específicos:
Ler diversidade de gêneros textuais, analisando as diferenças inerentes as suas estruturas.
Discutir a importância da leitura para o êxito acadêmico, qualidade de vida e melhoria nos relacionamentos sociais e em meios culturais.
Produzir textos nas tipologias e gêneros explorados, utilizando as mais variadas ferramentas tecnologias como wikis, editores de texto, blogs.

Conteúdo programático:
Tipologias textuais: narrativa e poesia;
Gêneros textuais: textos jornalísticos e de revistas, contos, crônicas, histórias em quadrinhos.
Produção textual.

Estratégias de ensino:
Conversa informal;
Leitura dos textos;
Discussão presencial e virtual sobre a temática apresentada nas leituras realizadas;
Pesquisas na internet;
Jogos didáticos:
Trabalho em grupo;
Produção de textos no editor de texto e manuscrita.

Avaliação:
Cada participante será avaliado levando-se em consideração o grau e qualidade da participação nas atividades realizadas, bem como a criatividade e pertinência nas respostas apresentadas.